Realidade Aumentada. A tecnologia que transforma embalagem em experiência interativa.

Muito utilizada no passado com o auxílio de computador e webcam, a Realidade Aumentada agora entrou pra valer na era dos dispositivos móveis. Uma rica e latente oportunidade para revolucionar a comunicação entre marcas e pessoas.

Através de um aplicativo gratuito chamado Zappar, o principal app de Realidade Aumentada do mundo, disponível nas lojas Apple Store e Google Play, marcas e consumidores estão curtindo uma nova dimensão de relacionamento, onde o mundo físico e o virtual se completam.

A utilização da tecnologia é muito simples: basta um dispositivo móvel (smartphone ou tablet) conectado à internet por meio de conexão de dados 3G, 4G ou WiFi, e algum objeto real que possua uma área física com conteúdo virtual previamente programado.

Mas como tudo isso funciona na prática? “O aplicativo é capaz de interpretar o sinal transmitido pela câmera do dispositivo. A câmera ‘enxerga’ o objeto e manda as imagens, em tempo real, para o aplicativo que desbloqueia os conteúdos virtuais, previamente desenvolvidos e programados”, conta Mario Sergio S. Faria, CEO-Fundador da Massfar, empresa autorizada para operar com a plataforma Zappar no Brasil e em Portugal.

E motivos não faltam para o forte crescimento da tecnologia. Além da consolidação do uso dos dispositivos móveis como a primeira tela do brasileiro, o aumento das informações obrigatórias que precisam constar nas embalagens, especialmente no segmento de alimentos e bebidas, cria um cenário cada vez mais desafiador para comunicar com eficiência e leveza todos os atributos de um produto. Ao mesmo tempo, práticas essenciais de sustentabilidade exigem “mais com menos”. Ou seja, mais informação em espaços cada vez menores.

Definitivamente, o desafio de fazer embalagens mais atrativas, sustentáveis e práticas ganhou um novo aliado: a interatividade e o engajamento que a experiência de Realidade Aumentada pode proporcionar.

Mais que ampliar a capacidade de informar, a tecnologia cria uma forma surpreendente para transmitir e consolidar informações. Afinal, quem não gosta de uma boa surpresa? É fato que a informação apresentada de forma lúdica e criativa causa maior impacto emocional, criando laços e conexões que extrapolam a relação tradicional de consumo. Enfim, o mundo do “Infotainment” chegou no universo das embalagens, que agora podem tirar vantagem daquilo que os consumidores carregam para todo lado: seus celulares.

“A tecnologia aproxima o consumidor, que passa a ter acesso a mais detalhes, todos os benefícios e até instruções de consumo do produto. O mais importante de tudo é a experiência que o consumidor pode ter com o produto antes mesmo de comprá-lo. Além disso, empresas que estão utilizando os benefícios da tecnologia são percebidas como inovadoras, transparentes e comprometidas com a qualidade das informações transmitidas para seus consumidores, valores essenciais para uma excelente avaliação por parte do mercado”, enfatiza Mário Faria.

É por isso que conectar embalagens ao mundo digital e torná-la mais inteligente é pauta prioritária das empresas que almejam manter e conquistar territórios de marketing.

Muito mais que uma solução interativa, cases de sucesso na Europa comprovam que a Realidade Aumentada também ajuda a vender. E vender muito!

Sim, o futuro já chegou e o momento é perfeito para conectar suas embalagens ao novo playground digital. Por isso, no seu próximo projeto, considere: produzir uma embalagem ou uma experiência interativa?

how-to-use