Realidade Aumentada. A tecnologia que vai muito além do Pokémon.

Pokémon GO surgiu na internet nos últimos meses e já se tornou o maior jogo para celular de todos os tempos, de acordo com pesquisa da SurveyMonkey Intelligence, empresa especializada em análise de dados. Em pouquíssimo tempo, o aplicativo atraiu a maior audiência da história de um game nos Estados Unidos. No Brasil, foram mais de 50 milhões de downloads em 24 horas após o lançamento. Números que impressionam até os mais entusiastas da tecnologia. Através da Realidade Aumentada, o game permite unir elementos virtuais com o mundo físico, criando uma verdadeira febre onde seus jogadores utilizam as câmeras dos celulares para buscar pokémons pelas ruas.

E o que tudo isso tem a ver com o nosso mundo das embalagens? Tudo, absolutamente tudo. De embalagens longa vida às caixinhas dos lanches do McDonalds, ações com Realidade Aumentada estão se multiplicando. Atuando neste mercado desde 2010, a Massfar Realidade Aumentada, líder no segmento e empresa autorizada Zappar para Brasil e Portugal, já colocou mais de 100 milhões de embalagens com Realidade Aumentada no mercado brasileiro. De embalagens para balas e chicletes à catálogos de empresa de elevadores, a tecnologia vem se consolidando como uma ferramenta fundamental para ampliar a experiência de conhecimento do produto e, consequentemente, de compra.

Por trás de toda mágica entregue ao consumidor, existem estratégias muito bem desenhadas para despertar interesse e conquistar o coração de milhares de consumidores. Marcas de diferentes segmentos já estão começando a celebrar prêmios e lucros com o uso da tecnologia. No Sul do país, a Credeal Cadernos, um dos principais players do segmento na América Latina, recebeu o Prêmio Case de Sucesso, concedido pela IT4CIO, comprovando que a tecnologia colaborou no crescimento de vendas dos cadernos da Credeal.

Para o consumidor, interatividade. Para as marcas, informação valiosa. Utilizando a plataforma Zappar, licenciada no Brasil pela Massfar Realidade Aumentada, é possível ter acesso a um universo de informações valiosas para as marcas que utilizam a tecnologia. É possível saber, por exemplo, qual a faixa de horário em que o conteúdo virtual é mais acessado na embalagem do produto. Qual dispositivo o usuário está utilizando. Quais áreas de interatividade despertaram mais interesse. Com isso, aqueles antigos joguinhos de recortar presente no verso das embalagens de sucos e leites achocolatados já estão sendo substituídos por jogos educativos, que divertem e conscientizam o jovem consumidor, além de gerar buzz nas redes sociais e mídia espontânea para as marcas.

Produtos que utilizam a solução SIG Combibloc, pioneira na aplicação de tecnologia de Realidade Aumentada em suas embalagens cartonadas assépticas, já possuem um valioso monitoramento de acesso de conteúdos virtuais presentes em suas embalagens. Você sabe, por exemplo, qual é o horário nobre em que as crianças brincam com as embalagens de leites achocolatados? E qual é o horário nobre em que os consumidores de leite condensado visualizam vídeos e conteúdos de receitas presentes nas embalagens com Realidade Aumentada? Ter esses números em mãos pode fazer muita diferença na hora de programar ações de marketing e comunicação.

Em um mundo onde as pessoas estão caçando novidades pelas ruas, algumas marcas estão chegando na frente para conquistar o território da inovação.

Artigo originalmente redigido para a Revista Embanews, a melhor publicação do mercado de embalagens na América Latina.